Melhorar sua performace nas ondas

COMO MELHORAR SUA PERFORMACE NO SURF, HANDSURF, BODYSURF E BODYBOARD

O Fator Psicológico 

O estado mental com que o surfista cai na água é um dos fatores predominantes para uma boa performance. Este estado mental pode ser tão importante quanto o preparo físico ou até mesmo a perfeição das ondas. Quantas vezes em dias não muito bons "arrepiamos" quando outros dias clássicos não pegamos assim tão bem?


Existem recursos psicológicos os quais o surfista pode utilizar para melhorar sua performance. Um dos recursos psicológicos mais importantes é o PENSAMENTO POSITIVO. Se você caur na água com confiança em suas habilidades e no mar, provavelmente vai surfar bem. Por outro lado, a falta de confiança pode ser desastrosa. Na maioria das vezes, tudo o que você precisa para adquirir confiança é uma boa primeira onda. Uma vez adquirida a confiança, fica fácil mantê-la.
Mas as vezs, o crowd ou uma violenta poderá jogar um bom dia pelo esgoto, Nessas horas não se pode deixar levar, ou esta situação certamente vai insistir e será difícil sair dela depois. Se você deu tudo para entrar na onda e nadou forte, e mesmo assim não conseguiu pegá-la (o que vai acontecer muitas vezes bem na frente do crwd, como todo mundo olhando), não se chateie. Considere esta onda uma "exceção" não um exemplo de sua habilidade. Pense no que você fez de errado e como deve corrigir. Depois, enfie isto na sua cabeça. Se você se sentir frustrado vai começar a pressionar a si mesmo e certamente cometerá novos erros.

E se você estiver daqueles dias em que tudo dá errado, comece por se lembrar que você é um privilegiado, você está no mar, em contato direto com a natureza e praticando um dos esportes mais dificeis e belos do mundo. Olhe para o céu, para o horizonte, para a água e sinta como você é sortudo.

A VISUALIZAÇÃO é outro recurso psicológico que ajuda. É mais fácil fazer algo para o qual temos um modelo. lembre-se de uma foto , de uma onda que você tenha visto e, dentre as possibilidades procure imitar. Ter um exemplo sempre ajuda a desenvolver.

Cair com um amigo também pode lhe oferecer vários beneficios: além da segurança que se sente, um amigo dentro d´água pode motivar a pegar melhor. Por exemplo, se esse seu amigo pega a primeira onda da série e você sabe que ele está olhando a sua onda, você fatlmente vai querer fazer "bonito".

Cair com um amigo ajuda também nos dias em que as condições não estiverem muito boas. Afinal de contas, a gente fica a maior parte do tempo esperando pelas ondas, e é bom ter alguém com quem conversar entre uma série e outra.

Outro recurso psicológico crucial é a CONCENTRAÇÃO. Se você dropar preocupado com o cara de prancha que pode re rabear, ou com a onda que pode estar vindo atrás (ou com a namorada, ou sitiação política do pais) dificilmente vai fazer uma boa onda. É importante focalizar a energia mental para o que se está fazendo.
ESPONTANEIDADE também é importante. Cada onda é diferente da outra (principalmente em fundo de areia). Então, não venha com essa de drop, parafuso, parafuso, despenque, em todas as ondas. Não use planos pré-traçados mas espere que a onda lhe dê a oportunidade de executar as manobras condizentes com ela. Assim, você terá um surf solto e se saírá muito melhor nas mais diversas situações.

Mas talvez o recurso psicológico mais importante seja a DETERMINAÇÃO. É ela que nos faz desenvolver, nos daz nadar para a onda mesmo com o coração saindo pela boca, e nos faz permanecer na água por horas, apesar do frio ou do crowd.

Estabelecer objetivos pessoais também é um grande recurso. Um campeonato por correr ou um pico especial por cair (Hawaii é um bom exemplo, Noronha também) costuma incentivar bastante. Ter objetivos definidos vai ajudar a levantar da cama nos dias frios ou a se colocar em boa forma física.

A mente é uma máquina poderosa. Procure maneiras de fazê-la trabalhar para você ao invés de contra você, e prepare-se para pegar ondas num mar de rosas.


O Condicionamento Físico

Hawaii...Noronha...
Que tal onda todo dia? Que tal ter que trabalhar algumas horas e passar o resto do dia dentro da água? Que tal chegar em casa depois de uma "session" às sete horas da noite, morto de cansaço, comer alguma coisa e ir dormir salgado, por saber que amanhã às sete horas da manhã, vai ter onda novamente? Gostou? Agora, faça um favor ACORDE! Você está no Brasil, e aqui tem-se que trabalhar e estudar, ou literalmente, morre-se de fome. E quando finalmente temos a oportunidade de pegar onda ainda estamos sujeitos à escassez de bons dias que nosso litoral oferece.

Então, temos que "fechar o cêrco" ou seja, dar um jeito de se manter em forma, enquanto o swell não vem.

Hoje em dia, com o "boom" das academias de ginástica, tornou-se muito comum a busca por belas formas e músculos salientes. E nas academias, uma prática muito difunduda é a ginástica aeróbica. Ela desenvolve a capacidade aeróbica, ou seja, a resistência do praticante. Para o surfista, uma boa capacidade aeróbica é essencial. Nada como estar com os pulmões em dia quando se é pego no inside por uma série assassina. Mas antes de sair correndo para uma academia, lembre-se, você pratica um esporte aquático. Então, muito mais proveitoso seria que você pudesse desenvolver esta capacidade dentro da água. Praticar natação, na piscina ou no mar, senão todos os dias ao menos umas três vezes na semana é de grande utilidade.

Quando nadando, utilize-o de um proveitoso resurso para aumentar seu fôlego. Force casa vez mais a nadar prendendo a respiração. Isso acostumará seu organismo a trabalhar com altos índices de gás carbônico. Treine tiros de 100, 200 e 300 metros. Pratique nadar com a cabeça fora da água. Se você nadar bem e rápido com a cabeça fora da água e sem o auxílio do pé de pato, quando o estiver usando será mais fácil. Treine também, percorrer grandes distâncias sob a água. E nade, nade longas distâncias. Descubra a natação. E divirta-se nadando. O contato a água vai ser bastante útil para os bons dias.

A musculação, quando bem trabalhada, também é de grande valia. Fortalecer certos músculos é vital para o surf. Trabalhe bem os músculos da perna, os músculos abdominais e lombares, os músculos dos ombros, braços e principalmente, prescoço. E não se esqueça de que um bom alongamento também faz parte da musculação.

O jogging também é uma prática que auxilia muito o surfista. Além do desenvolvimento aeróbico que ele oferece, ele fortalece as pernas, que são muito cobradas durante uma boa "session". Quando correr, utilize o mesmo recurso da natação. Dê cada vez mais passos prendendo a respiração. Isso é altamente proveitoso para o fôlego.

Mas sem dúvida, o que mais vai lhe desenvolver o esporte será o número de horas dentro da água. É o contato com as ondas que ensina. Tenha paciência para aprender. E sem essa de que está frio, ou dormiu tarde. Dedique-se! E não se esqueça que para vinte minutos de bateria são necessários vinte mil minutos de treinamento.

AH! E se você for daqueles "atletas" que utilizam o que chamamos de CIGARRO, PARE IMEDIATAMENTE de fumar. Além de ser suicídio silencioso, seu bolso agradece, seu pulmão agradece e todos ao redor agradecem, inclusive a natureza. Tenha a consciência disso e você será um ser humano melhor, mais feliz e saudável.